EUA devolve fósseis de dinossauros à Mongólia

A Mongólia pode precisar de mais vitrines para a primeira exposição de seu museu dos dinossauros, depois do anúncio feito esta sexta-feira pelos Estados Unidos de que devolverá ao país asiático uma nova coleção de fósseis roubados.

Na segunda-feira, as autoridades já tinham devolvido à Mongólia o esqueleto quase completo de um tiranossauro de 70 milhões de anos, um parente distante do famoso e terrível T.rex, na primeira repatriação do tipo a este país.

Os restos do esqueleto quase completo de um Tiranosaurio bataar foram encontrados no deserto de Gobi e vendidos ilegalmente em um leilão por US$ 1,05 milhão nos Estados Unidos no ano passado, antes da intervenção das autoridades.

Agora, os promotores federais de Manhattan afirmam que também será restituída uma grande quantidade de outros vestígios pré-históricos. Entre eles estão dois tiranossauros, um hadrossauro, pelo menos seis esqueletos de oviraptor e diversos fósseis, inclusive restos de Gallimimus.

A ministra da Cultura, Esportes e Turismo da Mongólia, Oyungerel Tsedevdamba, afirmou nesta semana que seu país planeja construir um Museu Central de Dinossauros da Mongólia e que os ossos do tiranossauro repatriado na segunda-feira seriam os "primeiros ser exibidos" (Terra Notícias).

0 comentários:

Postar um comentário