Dino Curiosidades - Parte 1

Tenha suas maiores dúvidas respondidas pelo Dr. David Norman através desta nova série de artigos "Dino Curiosidades", retirada das revistas "Dinossauros! Descubra os gigantes do mundo Pré-histórico" (Editora Globo).

Qual o período de vida de um dinossauro?

É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um dinossauro pequeno, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a vida de um ser humano.

Os dinossauros viveram no mar?

Os dinossauros não vivam todo o tempo na água, como os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distâncias, como os cavalos. Mas nenhuma espécie viveu exclusivamente na água. Por isso, animais como os Plesiosaurus, não eram dinossauros.

Conforme o tipo do dinossauro sua vida podia ser mais longa ou mais curta?

Os dinossauros maiores, provavelmente, viveram mais que os dinossauros menores. Isso porque os pequenos cresciam mais depressa e viviam num ritmo mais rápido.

Qual o maior dinossauro que já existiu?

Deve ter sido o Seismosaurus, com 36,5m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes. Parte de sua ossada ainda está sendo escavada nos Estados Unidos.

Quantas espécies de dinossauros existiram?

Até o momento conhecemos mil espécies. As únicas provas vêm dos fósseis e muitas espécies de dinossauros provavelmente não foram preservadas. Por essa razão, não sabemos precisamente quantas espécies existiram.

0 comentários:

Postar um comentário