Herrerassauro ou Herrerasaurus

Introdução

Fósseis da Argentina e do Brasil mostram que alguns dos dinossauros mais antigos eram caçadores saurísquios ("cintura pélvica de lagarto"), bípedes com garras e dentes afiados. Três desses dinossauros viveram na América do Sul há, aproximadamente, 228 milhões de anos. Seus ossos revelam uma mistura de características primitivas e avançadas, mas os três compartilham características com os terópodes, grupo do qual todos os outros dinossauros carnívoros pertencem. Esses dinossauros parecem ter sido criaturas pequenas e um tanto incomuns. Contudo, achados recentes no Brasil e em Madagáscar sugeriram ainda saurísquios mais primitivos - prossaurópodes herbívoros. Um outro herbívoro muito primitivo foi Pisanosaurus, um dinossauro ornitísquio ("cintura pélvica de ave") na Argentina.

Lagarto de Herrera

O Herrerasaurus foi um terópode com grandes maxilas que podia ficar maior do que um carro popular e tão pesado quanto um pônei. Ele viveu há, aproximadamente, 228 milhões de anos, onde hoje se encontra a Cordilheira dos Andes. O Herrerasaurus foi um dos maiores caçadores do seu tempo, menor apenas do que os parentes terrestres dos crocodilianos, tais como o Saurosuchus. Suas prováveis presas incluíam o rincossauro Scaphonyx e o pequeno ornitísquio herbívoro Pisanosaurus. Correndo sobre suas longas patas posteriores, ele provavelmente conseguia pegar presas quadrúpedes mais lentas com facilidade.

Ataque Fatal

O Herrerasaurus matava e comia grandes dinos herbívoros, ou mesmo alguns carnívoros menores que ele. Atacava com as quatro patas e dilacerava a vítima com suas garras. Também podia imobilizar a presa usando apenas as pernas dianteiras.

Dentes Agudos

O Herrerasaurus tinha cabeça grande e mandíbulas muito compridas, dotadas de fileiras de dentes finos e recurvos. Ele utilizava esses dentes para morder e rasgar a carne de suas presas.

Pelo Mundo

Diversos esqueletos deste dinossauro foram descobertos no noroeste da Argentina em anos recentes. O Herrerasaurus viveu numa época em que a América do Sul ainda estava unida aos outros continentes. Por isso, membros dessa espécie foram achados até mesmo na China.

Dados da Fera

Nome: Herrerasaurus que significa "Lagarto de Herrera", lugar da Argentina onde foi descoberto.

Tamanho: até 5 metros de comprimento.

Alimentação: carne.

Quando viveu: entre 220 e 215 milhões de anos atrás, no final do Triássico e início do Jurássico.

Gêneros aparentados: Chindesaurus, Staurikosaurus.

Curiosidades

Os primeiros ossos de Herrerasaurus foram descobertos por um criador de cabras argentino na década de 1960, mas somente fragmentos eram conhecidos até 1988. Então, cientistas trabalhando no Vale da Lua, uma região desértica nas colinas da base da Cordilheira dos Andes, encontraram um espécime praticamente completo. Esse mostrou que o Herrerasaurus tinha dentes afiados com margens serrilhadas e cabeça longa e baixa, com maxilas de articulação dupla para auxiliá-lo a segurar presas que se debatiam para escapar. Seus braços eram curtos, mas as mãos eram longas, e seus três dedos mais longos possuíam fortes garras cortantes e curvadas em suas extremidades. 

Enciclopédia dos Dinossauros e da vida Pré-Histórica (editora Abril), Revista Dinossauros - descubra os gigantes do mundo pré-histórico (editora Globo) - volume nove.

0 comentários:

Postar um comentário