Coroado o maior dinossauro da América do Norte

Paleontólogos afirmam que o maior dinossauro que já vagueou pela América do Norte foi o alamossauro, uma espécie com pescoço e cauda longa que passou pelo continente 69 milhões de anos atrás.

Esse julgamento foi feito com base em duas enormes vértebras e um fêmur recolhido no Novo México, entre 2003 e 2006. Com base nas proporções desses ossos, pesquisadores acreditam que o alamossauro possa ter mais ou menos o mesmo tamanho dos saurópodes gigantes da América do Sul, como o argentinossauro, de 70 toneladas.

O alamossauro pode ter sido até duas vezes mais pesado do que os paleontólogos acreditavam até alguns anos atrás. Pesquisadores continuam em busca de ossos desses dinossauros para chegar a melhores conclusões sobre o seu tamanho, assim como detalhes sobre vida e morte desses animais.

Sobre o dinossauro

O Alamossauro, viveu durante o final do período Cretáceo há cerca de 69 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida. Foi encontrado na América do Norte em Montana, Novo México, Texas e Utah.

Podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.

Dados do Dinossauro:
Nome: Alamossauro
Nome Científico: Alamosaurus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 60 toneladas
Tamanho: cerca de 35 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora


0 comentários:

Postar um comentário