Cérebro de 20 milhões de anos encontrado no Peru

Um cérebro fossilizado de 20 milhões de anos descoberto em Peru constitui uma evidência que nesse território habitaram mamíferos gigantes muito dantes do que se pensava, declararam pesquisadores a cargo do achado.

O cérebro pôde pertencer a um megatério, parecido a um urso preguiçoso gigante ou a um gliptodonte, animal que se parece a um grande lagarto. Os paleontólogos supõem que o cérebro era de um animal grande porque media 12 centímetros de largo, 11 centímetros de longo e nove centímetros de altura.

De acordo com Klaus H nninger Mitrani, do Museu Paleontológico Meyer H nninger, o mamífero viveu na região e possivelmente sofreu uma forte batida que levantou o cérebro do crânio.

O cientista explicou ao serviço de notícias britânico BBC que o tecido macio se pode preservar em condições não ordinárias. Quando o cérebro se saiu do crânio, o conteúdo sedimentário da zona, um terreno abundante em carbonato de cálcio, se encarregou do preservar.

O tecido primeiro cozinhou-se e depois se fossilizou, explicou o cientista. De acordo com os paleontólogos, os resultados desta investigação mostram que faz 20 milhões de anos existiam grandes mamíferos no território que hoje ocupa Peru.

1 comentários:

  1. Eu encontrei, o cranio deste urso, de 20 milhoes de anos,,, se vc buscar em meu face book, esta postado fotos deles y de mamutes--- busque por ney bernadinho face book e verás

    te douo as fotos para que ilustre seu hermoso Blog.... sou seu fã

    ResponderExcluir