Período Quartenário

Os artigos dessa postagem foram extraídos da revista "O mundo Pré Histórico"

O filme da história da Terra está chegando ao fim. O resfriamento percebido no finzinho do período Terciário se torna extremo à medida em que nosso planeta entra na última Era do Gelo. Com as calotas de gelo se espalhando dos polos para o resto do planeta e do topo das montanhas para o nível do mar, o clima muda pelo mundo inteiro e, assim, a vida animal também precisa mudar para adaptar-se a essas novas e difíceis condições.

Evidências de Glaciação

"Acidentes geográficos", ou formações de solos continentais diferenciados, em ordem cronológica:

- Estriamentos (arranhões profundos em superfícies rochosas sólidas).

- Morena (amontoados de blocos levados e forçados pelas geleiras).

- Bloqueirão (lagos formados onde uma porção de geleira se derreteu).

- Praias altas (formadas por um nível do mar mais alto quando a área local foi pressionada pelo peso da camada de gelo).

Evidências biológicas

- Pólen de plantas adaptadas ao frio, encontradas no fundo de rios da época.

- Esqueletos de animais adaptados ao frio.

Os primeiros humanos

A cena final do nosso filme mostra a aparência dos primeiros seres humanos. Dos nossos ancestrais mais remotos, os organismos unicelulares pré-cambrianos, podemos determinar nossa ascendência através dos peixes, anfíbios, répteis similares a mamíferos, os mamíferos primitivos parecidos com musaranhos, os primeiros primatas similares aos lêmures, as formas simiescas, as formas primatas até o estágio onde características especificamente humanas começaram a se apresentar - postura ereta, mãos ágeis e a habilidade de construir e utilizar ferramentas.

1 comentários: