A idade da Terra

Os artigos dessa postagem foram extraídos da revista "O mundo Pré Histórico"

Um filme de cinema passa a 24 quadros por segundo. Cada segundo que você assiste de um filme são 24 imagens separadas piscando em seus olhos. Agora, imagine que a história da Terra está gravada num filme, onde cada ano ocupa um quadro; 24 anos passarão em um segundo. A duração do filme seria de cerca de 6 anos. Um filme realmente épico! Acomodem-se. Vamos sentar em nosso cinema e assistir ao filme.

Como sabemos?

Podemos ver nos minerais radioativos das rochas. Minerais radioativos vão mudando numa frequência fixa ao longo do tempo. Ao observar a quantidade de mineral radioativo que mudou, podemos deduzir há quanto tempo essas mudanças têm ocorrido, e também quanto se passou desde que o mineral foi formado. A Terra tem cerca de 4,56 bilhões de anos.

Minerais, rochas e meteoritos mais antigos

Os minerais mais antigos - Foram encontrados minerais de 4,3 bilhões de anos de idade em rochas sedimentares muito mais novas, na Austrália.

As rochas mais antigas - Rochas de 4,03 bilhões de anos foram encontradas no Great Slave Lake, noroeste do Canadá. São rochas metamórficas e, portanto, são formadas a partir de outras que já existiam e deveriam ser muito mais velhas.

Os meteoritos mais antigos - Acredita-se que se formaram 4,6 bilhões de anos atrás, ao mesmo tempo que a Terra.

0 comentários:

Postar um comentário