A história dos Dinossauros

O planeta Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Rochas contendo resíduos de seres vivos nos mostram que houve vida na Terra desde pelo menos 3,6 bilhões de anos atrás. Durante a longa história da Terra, seres vivos têm constantemente mudado sua forma e estrutura. Isso decorre do fato de que eles possuíam corpos não rígidos que se desintegravam quando morriam. Mas, então, há cerca de 500 milhões de anos atrás, seres com carapaças apareceram. As carapaças destes animais poderiam se fossilizar. Então, quando eles se extinguiram, deixaram para trás seus fósseis preservados em rochas. A evolução dos animais com cascos rígidos foi um dos eventos históricos mais significativos para a vida em nosso planeta. O próximo evento importante na história da Terra se deu quando as primeiras formas de vida deixaram os oceanos e começaram a colonizar a terra cerca de 400 milhões de anos atrás. Quando os animais começaram a viver na terra, eles começaram a se diversificar e evoluir de muitas maneiras diferentes. Os dinossauros foram os mais famoso e fascinante grupo de animais a se desenvolver neste período pré-histórico. Foram também as maiores criaturas terrestres que já viveram em nosso planeta. Junto destes gigantes viviam dinossauros menores, semelhantes a aves, enormes répteis voadores e imensos monstros marinhos. Então, 65 milhões de anos atrás, os dinossauros simplesmente desapareceram.

Os cientistas ainda não sabem ao certo o que encerrou a era dos dinossauros. Um asteróide gigante provavelmente foi a causa principal, extinguindo a maior parte dos seres vivos. Esta extinção repentina dos dinossauros deixou a Terra livre para que um novo grupo de animais a colonizasse. Foi a ascensão dos mamíferos. O mais recente desenvolvimento na evolução dos mamíferos aconteceu menos de 4 milhões de anos atrás, quando o Homo Sapiens, o ser humano, apareceu! Ele era inteligente e tinha a habilidade de usar ferramentas, formar estruturas e culturas sociais. Até mesmo nestes tempos remotos, a humanidade se questionava sobre a história de seu planeta e sobre a existência de vida na Terra. O homem começou a estudar rochas e os fósseis encontrados nela e daí passou a elaborar histórias sobre o assunto. Imensos ossos fossilizados eram imaginados como pertencentes a gigantes ou dragões que viveram muito tempo antes das pessoas. Histórias destas criaturas míticas são contadas por várias culturas em todo o mundo. Mas no século XVII poucas pessoas imaginavam que os fósseis nada mais eram que restos de animais e plantas que existiam muito tempo antes dos seres humanos. No início do século XIX a caça por fósseis era um passatempo popular e a ciência da paleontologia (que estudava fósseis de animais e plantas) nasceu. Em 1842, o cientista inglês Sir Richard Owen inventou o termo "Dinossauria", para descrever as criaturas gigantes que anteriormente haviam andado sobre a Terra. Seus restos mortais começaram a despertar a curiosidade tanto dos cientistas quanto dos leigos.

Por mais de dois séculos os dinossauros têm nos fascinado e assombrado. Perguntamo-nos como os dinossauros poderiam ser comparados aos animais mais familiares para nós. O quão enorme poderia o gigante Sauroposeidon parecer perto do maior animal terrestre moderno, o Elefante africano? Poderiam estes herbívoros ancestrais realmente sobreviver nos dias de hoje? Nas paisagens modernas, alimentando-se das plantas modernas, em competição com os animais modernos? E então os ferozes e atrozes carnívoros pré-históricos? Seus estilos de caça poderiam se adaptar às presas disponíveis atualmente? Conseguiria um Tiranossauro capturar um antílope? Poderia qualquer caçador pré-histórico correr mais rápido que os predadores mais velozes dos dias atuais, o gueopardo? Seria possível que os predadores dos oceanos pré-históricos fossem grandes o suficiente para acatar e matar baleias modernas? Nós nunca teremos a chance de ver estes animais como eles verdadeiramente eram. Tudo o que podem fazer é imaginá-los. Podemos pegar tudo o que descobrimos sobre eles pelos seus restos fossilizados e comparar com o que sabemos sobre os animais modernos. Mas imagine como seria se pudéssemos ver estas criaturas incríveis da pré-história em ação. Imagine se pudéssemos estudá-los, tocá-los e andar entre eles. O quão inspirador e aterrorizante seria viver entre esses gigantes? Poderíamos controlá-los? Como as paisagens e nossas cidades seriam? Que maravilhas os céus e os mares não encerrariam? Como seria a vida...Se os dinossauros estivessem vivos hoje?

Apresentação inicial do livro: Dinossauros entre nós.

9 comentários:

  1. Acho que os dinossauros são facinanetes. São criaturas totalmente incriveis.

    ResponderExcluir
  2. os dinossauros são animais incriveis mais extremamente perigosos ,por isso,torçam para q eles não voltem a existir!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito em dinossauros e coisas pré históricas, pois acredito em Deus, mas acho as coisas pré-históricas e os dinossauros extremamente muito interessantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem criou os dinossauros foi Deus,não quer dizer que quem gosta de dinossauros não acredita em Deus '-',muito pelo ao contrario,eu utilizo a Biblia como um livro histórico,e sou católico e tenho muita fé,e também estudo os dinossauros.

      Excluir
    2. quenta falando e jeovanna e isso mais voce nunca viu no jornal que pessoas ja acharo corpos de dinousaro inbaicho de casas deus criou todos os animais de hoje tambem criou os dinoussauros mai muintos anos atrais dinoussaros esistiram e hoje eles estão mortos porque os planos que deus feis pra eles ja acabaro purisso que eles morrero se não eles estariam vivos uma ora dessa eles pudiam estar passano pela nossa rua sabi deus se eles iam matar agemte sim o não eles esta vão pela nossa aria agora nesse segumdo eminuto pra falar o meu pontero tava correndo mais eu botei ele pra arrumar e agora não ta mais correndo.

      Excluir
  4. Como é possivel existir dinossauros a tantos milhoes de anos se o mundo verdadeiramente tem apenas 3 mil anos .quero entender isso.

    ResponderExcluir
  5. muito legal,me ajudou muito pro meu trabalho da feira de ciencias

    ResponderExcluir