Dinossauros com Placas

Apesar de toda a demora para o tema mais votado na enquete do ano passado ser postado, enfim, eis aqui a postagem sobre Dinossauros com placas, retirada da enciclopédia dos Dinossauros e da Vida pré histórica.

Os estegossauros ("lagartos com cobertura") foram um grupo de dinossauros herbívoros quadrúpedes que alcançavam até 9 metros de comprimento. Seu nome se refere às duas fileiras de placas ósseas altas projetando-se do pecoço, das costas e da cauda. Muitos também tinham um par de espigões projetando-se dos ombros. Seus corpos pesados e fortes carregavam cabeças muito pequenas e pouco elevadas. Os estegossauros apareceram primeiro no leste da Ásia, no início do Jurássico. No final do Jurássico, o grupo já incluía Tuojiangosaurus da China, Kentrosaurus do leste da África, Lexovisaurus da Europa e Stegosaurus da América do Norte. O final do Jurássico foi o seu auge e o grupo parece ter sido extinto no início do Cretáceo. Talvez suas defesas pontiagudas não se igualassem aos novos tipos de dinossauros terópodes.

Crânio e Dentes

Muitos crânios de estegossauros eram longos, baixos e estreitos, terminando em um bico delgado e sem dentes. As maxilas eram articuladas bem abaixo na região posterior e tinham pequenos dentes molares estriados dispostos de cada lado. Bochechas carnudas podiam impedir que a comida caísse fora da boca quando o animal estivesse comendo. Os estegossauros devem ter consumido quantidades enormes de plantas para sustentar sua grande massa.

Um ou dois cérebros?

Para um dinossauro tão grande, o Kentrosaurus tinha um cérebro pequeno - mais ou menos do tamanho de uma noz. Entretanto, o bulbo olfativo era bem desenvolvido, garantindo um bom olfato. Já se acreditou que o cérebro fosse muito pequeno para controlar o corpo do animal e que um outro "cérebro" maior estivesse localizado próximo aos quadris, como em outros dinossauros. Os cientistas agora supõem que o "cérebro" maior apenas sustentava nervos para o controle dos membros posteriores e da cauda e estocava energia dos alimentos para fortalecer seus músculos.

0 comentários:

Postar um comentário