Alguns dinossauros carnívoros ferozes na verdade eram Herbívoros, diz estudo

A ciência vai cada vez mais além, e estraga cada vez mais a infância dos dinomaníacos, primeiramente, a intrigante mudança em que o Tricerátops nunca existiu (creio que não está certo, pois não foram todos os paleontólogos que concordaram com isso) e agora que muitos carnívoros não se alimentavam de carne, mas sim, de plantas! Podem ficar tranquilos, pois apesar de muitos serem herbívoros, o Tyrannosaurus e o Velociraptor eram realmente carnívoros (por enquanto hehehe).

Infelizmente, não tive acesso a lista dos dinossauros que eram reconhecidos carnívoros e agora como herbívoros. Lendo a publicação feita pelo Proceedings of the National Academy of Sciences consegui descobrir que a maioria da Coelurosauria (exceto T-Rex e Velociraptor) eram herbívoros, como os Ornithomimosauria e Oviraptorosauria. Mas não foi tão simples assim deduzir quais eram herbívoros e quais eram carnívoros, foi necessários estudo e táticas, veja-as a seguir:


Algumas das evidências foram dentes em forma de pino na frente da boca, ou falta de dentes; esterco fossilizado e a presença de mós no estômago para triturar a vegetação. Foram identificadas mais de 20 características anatômicas consideradas evidência de vegetarianismo entre os dinos. Uma teoria é a de que os terópodes desenvolveram uma dieta onívora para ajudá-los a explorar novos habitats com a divisão dos continentes. Com o passar do tempo, aqueles que criaram gosto por plantas não precisavam mais dos dentes, e desenvolveram bicos e pescoços mais longos.

Contudo, a razão pela qual dinossauros com penas poderiam ter evoluído para pássaros ainda é um mistério. “O estudo afirma o que especulávamos há algum tempo. É hora de começar a enxergar esses animais em um novo contexto evolutivo. Não sabemos o que levou os antecessores dos pássaros a voar, mas procurar comida em árvores é uma das muitas possibilidades”, disse o autor da pesquisa Lindsay Zanno, em entrevista ao site britânico Daily Mail. (Os dois últimos parágrafos foram pegos do site "Revista Galileu").

0 comentários:

Postar um comentário