Ictiossauros

Estes répteis marinhos mesozóicos são famosos por lembrar tubarões ou golfinhos. Muitos ictiossauros fósseis têm sido encontrados e alguns deles têm impressões de pele preservada. Isso mostra que ictiossauros mais avançados, tais como Ichthyosaurus, tinham uma nadadeira dorsal triangular, dois pares de nadadeiras com forma de remo e uma cauda vertical bifurcada como as dos tubarões. Maxilas longas e dentes longos sugerem que ictiossauros alimentavam-se de peixes e lulas. Isso tem sido confirmado pelo seu conteúdo estomacal. Enquanto os pequenos ictiossauros tinham apenas 1 m de comprimento, ictiossauros gigantes do Triássico e do início do Jurássico cresciam mais de 20 m de comprimento, o que fez deles os maiores répteis marinhos de todos. Ictiossauros já eram raros no Cretáceo e não sobreviveram até o final da Era Mesozóica.

Grandes Olhos e um Mergulho Profundo

Ictiossauros tinham grandes cavidades oculares preenchidas por um anel de ossos chamado anel esclerótico, que ajudava a suportar o grande globo ocular. Seus grandes olhos sugerem que eles usavam o sentido da visão para caçar. Deviam atacar suas presas durante a noite, em águas escuras ou águas profundas, perpétuamente escuras. Temnodontosaurus, o ictiossauro Jurássico da Europa, tinha os maiores olhos de todos os animais vertebrados. Cada olho tinha 26 cm de largura.

Como nadavam os Ictiossauros?


Especialistas discutem como os ictiossauros nadavam. Eles provavelmente usavam a cauda para impulsioná-los através da água. Fibras enrijecidas ajudavam a base da cauda a agir como uma dobradiça, permitindo que ela se movimentasse rapidamente de um lado para o outro. Seus ombros poderosos e suas barbatanas com forma de asas sugerem, para alguns especialistas, que ictiossauros movimentavam suas barbatanas e "voavam" debaixo da água.

0 comentários:

Postar um comentário