Mudança no crânio do saurópode Diplodocus

O crânio de um dinossauro saurópode juvenil, redescoberto nas colecções do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, permitiu a um grupo de paleontólogos descobrir que algumas espécies de saurópodes passavam por grandes alterações do formato craniano durante o seu crescimento.

John Whitlock e Jeffrey Wilson, investigadores da universidade de Michigan, e Matthew Lamanna, do museu Carnegie anunciaram a sua descoberta no Journal of Vertebrate Paleontology.

"Os crânios de saurópodes adultos são raros, mas os de juvenis são ainda mais raros e o que sabíamos sobre os crânios destes dinossauros era inteiramente baseado nos exemplares de adultos", explicou John Whitlock, citado pela Science Daily.

O fóssil estudado pelos paleontólogos, tinha sido descoberto em 1921, mas só agora a sua importância foi reconhecida, graças a esta análise. O exemplar mostra que os olhos eram proporcionalmente maiores, em relação à cabeça, como acontece geralmente nas crias, e o focinho era mais pontiagudo, em vez de quadrado, como acontecia com os adultos destas espécies.

O crânio pertence a um diplodocus, um saurópode com 150 milhões de anos, que era frequente na região ocidental da América do Norte.


0 comentários:

Postar um comentário