Ancestral antigo das aves

Com aproximadamente 1,9 a 2,3 metros de comprimento e 160 milhões de anos de idade, o animal apresenta um crânio longo e estreito, dentes pequenos e braços fortes, o que facilitava a captura de animais pequenos como lagartos, mamíferos entre outros.

O animal de cauda longa deve ter morrido quando entrava na idade adulta, sendo preservado em um tipo de lama alaranjada na bacia Junggar, na região da China chamada Xinjiang.


Xu Xing é um expert em dinossauros da Academia de Ciências Chinesa e um dos paleontólogos que mais nomeou dinossauros e afirma que o Haplocheirus é bem parecido com as aves, pois seus braços devem ter tido movimentos semelhantes aos das asas de aves atuais como observou nas análises, além de mostrar que a cabeça, vértebras, braços, mãos são bem parecidos com os das aves.


A equipe de que Xu está fazendo parte é liderada por Jonah Choiniere, da Universidade George Washington e o que conseguiram descobrir com a pesquisa é que embora o animal tenha muitas características avianas ele é bem mais parecido com um terópode. Segundo Xu, o animal representa o estágio mais primitivo da evolução dos pássaros e que é o mais antigo ancestral das aves já encontrado.

0 comentários:

Postar um comentário