Montando esqueletos - Paleontologia parte 3

Estudar e montar um esqueleto de dinossauro é quase um trabalho de detetive. A partir do esqueleto, os cientistas podem concluir se o animal era bípede ou quadrúpede e do que se alimentava - se era herbívoro ou carnívoro. Também podem dizer como era o corpo do bicho.

Montagem do corpo

Alguns ossos possuem marcas nos pontos em que eram presos os músculos, e por elas os peritos podem calcular a massa muscular e a quantidade de tecido existente no corpo. Com esses dados, artistas plásticos conseguem reproduzir a imagem do animal em desenho ou modelo, adicionando músculos, tecido e pele ao esqueleto.

Ossos de Reposição

Esqueletos de dinos geralmente não são completos. Quando faltam ossos, ou estão muito danificados, eles são substituídos por peças feitas de fibra de vidro.

Imagem Real

Os cientistas fazem de tudo para montar um esqueleto de dino em posição natural, deixando-o com aspecto bem realista.

1- O massospondylus viveu no Sul da África há cerca de 200 milhões de anos. Acima, pode-se ver como era seu esqueleto. Siga os passos e descubra como um esqueleto de dinossauro é montado.

2- Todos os ossos, inclusive as peças substitutas de fibra de vidro, são colocados na ordem certa. Os cientistas estudam ossos de outros bichos, incluindo dinossauros, para ver como se encaixavam.

3- Para fixar os ossos no lugar, um engenheiro monta uma armadura, que é uma estrutura de aço para sustentar os ossos. Primeiro colocam-se as pernas, vindo a seguir a coluna e as costelas.

4- Depois que as pernas, a coluna e as costelas do esqueleto estão montadas na armadura, encaixam-se o crânio e a cauda. Os ossos de fibras são pintados para ficar da cor dos verdadeiros. O esqueleto agora está completo e pronto para ser exposto em museus.

0 comentários:

Postar um comentário