Mar leva areia da praia e desvenda 'tesouros'

Bom pessoal, essa novidade não é apenas de dinossauro, mas também de outras coisas antigas como moedas, anéis, fios...Porém é claro que há uma parte sobre dinossauros!

Pequenos tesouros perdidos ao longo de anos por banhistas na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, e postos agora a descoberto pelo mar, que dali retirou toneladas de areia, atraíram dezenas de curiosos à praia.

José João Dias perdeu longos minutos a escavar entre as rochas e na areia, na esperança de encontrar objectos perdidos na época balnear e que a areia vai encobrindo ao longo dos anos. "Vim passear à praia e, como vi muita gente, fui ver o que se passava e ainda encontrei umas moedas", contou.

Ao lado, Judite Santos disse ter ido à praia "apanhar seixos" para o jardim e não tanto motivada pela curiosidade ou para tentar encontrar algo mais valioso. Mas relata ter visto "um senhor com dois anéis e algumas moedas", que descobriu entre as rochas.

Várias pessoas contaram ter visto ou ouvido outras que descobriram peças de valor, como fios, anéis ou alianças, mas corroídos pelo mar. António José Matos, dono de um café na zona, disse que vários clientes lhe foram mostrando "fios de ouro, uma aliança, anéis e moedas já degradadas". Adiantou não se recordar de ver a praia sem areia de uma ponta à outra desde "há dez anos", um fenómeno que ontem lhe levou "mais clientes" do que é habitual.

À curiosidade dos populares juntou-se ainda o interesse dos cientistas, como o de Octávio Mateus, paleontólogo no Museu da Lourinhã, que foi à praia, tentou descobrir fósseis e acabou por levar "uns ossinhos" e "troncos de árvore do tempo dos dinossauros", que passam despercebidos à maioria das pessoas.

"Nunca vi nada assim", frisou, adiantando que o mar destapou rochas do período jurássico, que foram pisadas por dinossauros há 150 milhões de anos.



0 comentários:

Postar um comentário