Plesiossauros com Pescoço curto

Plesiossauros foram répteis marinhos. Eles pertenceram ao mesmo grupo dos notossauros, placodontes e sauropterígios. Todos os plesiossauros tinham barbatanas em forma de asa e muitos dentes pontiagudos. Eles, provavelmente, usavam suas barbatanas em baixo d'água de modo similar às tartarugas marinhas e pinguins. Enquanto muitos plesiossauros tinham pescoço longo e crânio pequeno, outros, os pliossauros, tinham pescoço curto e crânios enormes. Os maiores pliossauros, como o Liopleurodon (acima) e o Kronosauros (abaixo), tinham crânio com com 3 m de comprimento dotado de grandes dentes pontiagudos. É possível que plesiossauros tenham sido predadores de outros répteis marinhos. Isso é confirmado pelos esqueletos de plesiossauros de pescoço longo que tinham marcas de dentes de Pliossauros (mostrado na última imagem).

Pliossauros formam um Grupo Natural?

Muitos grupos diferentes de pliossauros são conhecidos . Esses incluem romaleossauros, pliossaurídeos, brachauchenídeos (que podem incluir o Kronosaurus) e os policotilídeos. Todos esses grupos devem compartilhar o mesmo ancestral comum e, portanto, um clado. Alternativamente, diferentes pliossauros poderiam descender de ancestrais de mesossauros de pescoço longo. Especialistas em plesiossauros ainda discutem essas diferentes ideias.

Farejando embaixo D'Água

As narinas internas de plesiossauros - duas cavidades no palato - estão localizadas mais anteriormente do que as narinas na parte externa do focinho. Isso sugere que a água fluía através do focinho e para dentro das narinas internas onde o aroma das partículas poderia ser detectado e, então, para fora, através das narinas internas. Plesiossauros poderiam, portanto, ter "farejado" a água pela qual nadava a fim de detectar presas, como fazem os tubarões modernos.

3 comentários:

  1. gostei do texto mas tenho uma pergunta:
    De que se alimentavam os Plesios-
    sauros com pescoço curto?

    ResponderExcluir
  2. Olá eles eram carnívoros, comiam outros seres aquáticos, peixes e outros plesiossauros.

    ResponderExcluir