Dino com nome da Escola de Harry Potter

Imagem dracorex

O mundo parece estar inundado de novos dinossauros hoje em dia. Mas nem tudo é o que parece. Dois paleontólogos argumentam em um novo artigo que dois membros da família do paquicefalossauro não são espécies diferentes, mas sim estágios mais jovens de crescimento de outro dinossauro, o Pachycephalosaurus wyomingensis. E eles dizem que pode haver outros casos similares de identidade confundida.

John R. Horner, do Museu das Rochosas da Universidade Estadual de Montana, e Mark B. Goodwin, do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, compararam o tecido ósseo e a morfologia do crânio do P. wyomingensis aos do Stygimoloch spinifer e do Dracorex hogwartsia, anunciado em 2006 e batizado com o nome da escola dos livros de Harry Potter. Eles descreveram suas descobertas no PLoS One, um periódico online de acesso livre.

Horner disse que por meio de um trabalho anterior sobre o tricerátopo, ele havia percebido que dinossauros jovens e adultos poderiam parecer diferentes, com a ocorrência de reabsorção e redistribuição óssea à medida que o animal envelhecia. Embora o crânio do P. wyomingensis seja diferente do crânio do Stygimoloch, que possui espinhos e uma cúpula pequena, e do Dracorex, que possui apenas espinhos, "era muito fácil criar a hipótese de que se os ossos triangulares na parte posterior do tricerátopo podiam ser reabsorvidos, também poderia acontecer o mesmo com os espinhos na parte posterior do paquicefalossauro".

Seu trabalho revelou que o tecido ósseo do Dracorex e do Stygimoloch estava crescendo muito rapidamente, uma indicação de que os espécimes eram jovens, sendo que o Dracorex era o mais novo. Horner disse que a morfologia diferente de adultos e jovens era similar à ocorrida entre os animais de chifres modernos, nos quais os apêndices mudam com a idade e em alguns casos não aparecem.

"O que os dinossauros faziam", ele disse, "não é nem de perto tão extremo quanto o que os animais de chifres fazem."


0 comentários:

Postar um comentário