Os Primeiros Pterossauros

Pterossauros foram arcossauros voadores intimamente aparentados aos dinossauros. A asa do pterossauro era feita de uma grande membrana de pele que ficava esticada no final do seu quarto dedo, incrivelmente longo, e estendia-se até o seu corpo e suas pernas posteriores. Essa asa membranosa era reforçada por fibras enrijecidas e músculos. Fósseis excepcionais mostram que alguns pterossauros tinham pelagem e devem ter sido animais de sangue quente, como as aves e os mamíferos modernos. Pterossauros primitivos, com dentes, do Triásico e Jurássico, diferem dos mais avançados por terem possuído uma cauda longa, ossos não fundidos nas suas costas e ossos relativamente curtos nos pulsos. A maioria dos pterossauros primitivos foi pequena, se comparados aos posteriores, e nenhum chegou a ter uma abertura alar com mais de 3 m.

Anurognatídeos

Os anurognatídeos, um grupo de pterossauros primitivos, tinham cauda curta como os pterossauros mais avançados, mas ainda mantinham ossos curtos do punho e outras características de pterossauros primitivos. Tinham crânio pequeno e alto, dentes pontiagudos, afiados e longos e asas estreitas, o que sugere que eram predadores, voavam rapidamente e comiam insetos.

Crânio Semelhante ao de ave

Um voo sofisticado requer boa visão e um senso de equilíbrio bem desenvolvido. Todos os crânios de pterossauros tinham amplos alvéolos oculares, mostrando que seus olhos foram grandes e o seu sentido de visão, provavelmente, acurado. Alguns crânios de pterossauros têm moldes internos dos seus cérebros preservados. Isso mostrou que as partes do cérebro responsáveis pelo sentido e controle do movimento eram bem desenvolvidos e similares, em alguns aspectos, ao cérebro das aves modernas.

2 comentários: