Cientistas acham ovos de dinossauro na Índia

(Foto não original deste achado novo)

De Déli para a BBC - Geólogos anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de centenas de ovos de dinossauro em uma vila no sul da Índia.

Eles afirmam que os ovos dos dinossauros saurópodes (quadrúpedes, herbívoros, geralmente com corpo grande, pescoço longo e cabeça pequena) teriam mais de 65 milhões de anos de idade.

A descoberta aconteceu por acaso. A equipe de cientistas estava escavando um local para achar o leito de um antigo rio no Estado de Tamil Nadu. Ao perfurar a terra, eles acharam camadas de ovos fossilizados.

Fotos e amostras foram enviadas para análise nos Estados Unidos, Europa e Índia, e pesquisadores confirmaram que os ovos fossilizados eram de dinossauros.

Descoberta importante

Os ovos, que estavam depositados em ninhos de areia, têm entre 13 cm e 23 cm de diâmetro.

O pesquisador M U Rumkumar, que liderou a equipe, disse à BBC que os ovos podem ajudar a resolver o mistério sobre a extinção dos dinossauros.

"A importante descoberta é que estes ovos foram encontrados em diferentes camadas, o que significa que os dinossauros retornavam a este local ano após ano", disse Ramkumar.

"A segunda coisa importante é que nós achamos cinzas vulcânicas depositadas nos ovos, o que sugere que atividade vulcânica poderia ter causado a extinção. Outra coisa que descobrimos é que todos esses ovos são inférteis. Nós precisamos fazer novas análises para aprender mais."

0 comentários:

Postar um comentário