Dinossauros semelhantes a Avestruzes

Dinossauros ornitomimídeos ou "imitadores de aves" eram semelhantes a aves de pernas longas e sem capacidade de voo, tais como os avestruzes. Os ornitomimídeos desenvolveram um bico semelhante ao de uma ave. Entretanto, diferentemente das aves modernas, tinham uma longa cauda óssea e braços com dedos e garras, ao invés de asas. Os ornitomimídeos viveram principalmente no final do Cretáceo em partes da América do Norte, leste da Ásia e Europa e, provavelmente, na África e Austrália. Eles podem ter vagado por campos abertos, beliscando plantas e talvez, de vez em quando, abocanhando pequenos animais. Grandes olhos os ajudavam a localizar as presas e a espreitar o perigo. Se um tiranossauro apanhasse um ornitomimídeo de surpresa, ele podia dar um terrível chute com suas afiadas garras dos dedos, mas era mais provável que ele escapasse correndo do perigo.

Imitador de ave

Como mostrado na imagem acima o Ornithomimus está desenhado como estivesse congelado no meio de uma passada, com o pescoço e o corpo inclinados para frente, equilibrados pela longa cauda, que está rigidamente projetada para trás. A comparação entre os ossos de ornitomimídeos com aqueles de outros terópodes mostra que os dinossauros com membros longos semelhantes a avestruzes eram celuronossauros (''lagartos de cauda oca") próximos a manirraptores, o subgrupo que inclui o Velociraptor e as aves.

Pernas Especializadas

Os cientistas acham que dinossauros como o Struthiomimus ("imitador de avestruz") e o Dromiceiomimus (acima) corriam tão depressa quanto um avestruz. Todos desenvolveram pernas de corredores velozes, com canelas mais longas do que as coxas e pés e ossos dos dedos longos. Os avestruzes estão entre os animais terrestres atuais mais rápidos, alcançando velocidade até 80 km/h. Para os especialistas, alguns ornitomimídeos podem ter sido ainda mais velozes.

2 comentários:

  1. Olá
    seu blog é muito legal
    visite o meu sodinossauros.blogspot.com

    Flw

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, gostei bastante mas uma dica se me permite, poste mais sobre novidades e aí sim seu blog ficara perfeito! Obrigado por ter acessado meu blog.

    ResponderExcluir