Dinossauros avançados com chifres

No final de Cretáceo, desenvolveu-se um grupo de dinossauros com chifres, chamado de ceratopsomorfos. Eles eram distintos dos primeiros dinossauros com chifres, principalmente pelo tamanho maior do corpo, ossos semelhantes e cascos nos dedos das mãos e dos pés e grandes chifres. Eram dinossauros robustos, quadrúpedes e com cauda curta que, à primeira vista, assemelhavam-se aos rinocerontes de hoje. Todos tinham fortes bicos recurvados e dentes cortantes e, provavelmente, alimentavam-se de muitos tipos diferentes de vegetais. Comexceção de fragmentos controversos de dois espécimes encontrados na América do Sul e ao leste da Ásia, todos os ceratopsomorfos são norte-americanos. Aproximadamente, quatorze gêneros evoluíram nessa região.

Vida e Morte em Bandos

Pelo menos alguns dinossauros com chifres parecem ter sido animais que andavam em bando. Como os gnus atuais mostrados aqui, e outros mamíferos que andam em bandos, muitos dinossauros com chifres parecem ter se afogado durante o pânico de cruzar um rio. Seus ossos foram, então, esmagados e limpos porterópodes e outros animais.

Centrosaurus

O centrosaurus é um dinossauro com chifre muito comum. O chifre sobre seu nariz é, ás vezes, reto e dirigido para cima. Mas pode ser curvado para trás ou para frente e ultrapassar a extremidade do focinho.

Triceratops

O mais famoso dinossauro com chifres é o triceratops, um membro do grupo casmossauríneo. Os casmossauríneos tinham, principalmente, ornamentações cranianas alongadas com grandes aberturas, mas o Triceratops é incomum por ter uma ornamentação craniana razoavelmente curta, que não exibe aberturas. Alcançando até 10 metros de comprimento e pesando, cerca de 10 toneladas, ele foi um animal gigante e um dos últimos dinossauros não-avianos.

0 comentários:

Postar um comentário