Lagartos Gigantesco

Ossos deram aos titanossauros ("lagartos gigantescos") um nome emprestado de Titans - gigantes de mitologia grega antiga. Na década de 1990, os paleontólogos descreveram ossos colossais de um titanossauro chamado Argentinossauros (acima), que alguns cientistas acreditavam que fosse o maior de todos os dinossauros. Apesar de seu nome, muitos titanossauros foram saurópodes pequenos - alguns mediam menos de 12 metros de comprimento. Seus ossos características da cauda, do pescoço e das costas levaram os paleontólogos a decidir que os titanossauros eram diferentes do resto dos saurópodes. O final do Cretáceo foi um período em que os titanossauros prosperaram. Por volta de 20 tipos de titanossauros são conhecidos em locais tão distantes quanto Europa, África, Ásia, índia e América do Norte, mas as descobertas de fósseis de titanossauros mais significativas vêm da América do Sul.

Cabeças Perdidas

Por muitas décadas, os caçadores de fósseis desenterravam ossos de titanossauros sem descobrirem um crânio, e, assim, ninguém sabia como era a cabeça de um titanossauro. Achados de dentes com forma de pregos, como aqueles de Diplodocus, sugeriam que a cabeça era baixa e assemelhava à de um diplodocídeo. Em 1996, entretanto, um paleontólogo Rubén Martínez deparou-se com um crânio de titanossauro completo. Ele tinha narinas sobre seus olhos e um focinho longo e baixo, com maxilas margeadas por longos dentes.

Costas ósseas

Por anos, os paleontólogos acreditavam que as protuberâncias ósseas descobertas com os fósseis de titanossauros pertenciam a ornitísquios com armadura. A descrição de uma pele fossilizada de Saltasaurus (acima) em 1980 provou que os saurópodes titanossauros também tinham também tinham armadura. Os saltasaurus tinham dois tipos de armadura. Protuberâncias do tamanho de ervilhas distribuídas próximas umas das outras enrijeciam sua pele, enquanto placas ósseas do tamanho de um punho protegiam suas laterais.

1 comentários: