Matadores Gigantes

Grandes dinossauros carnívoros já vagavam pelo mundo antes do Tyrannosaurus aterrorizar a América do Norte. Muitos podem ainda ter excedido em tamanho esse monstro. Esses grandes caçadores são chamados de terópodes tetanutos. Esses grandes caçadores são chamados terópodes tetanuros, um nome usado somente para os alossauros e dinossauros aparentados. As cabeças dos alossaurídeos tinham crânios altos com ossos distintos e aberturas grandes que diminuíam o seu peso. Às vezes, eles tinham margens ou cristas em seu focinho ou sobre os olhos. Suas maxilas eram imensas, com presas estreitas e curvadas, embora mais fracas do que as de Tyrannosaurus. Seus braços eram bem fortes, as mãos tinham três dedos dotados de garras afiadas e suas grandes pernas musculosas possuíam pés com três dedos, semelhantes aos de uma grande ave. Os alossaurídeos prosperaram do final do Jurássico até o final do Cretáceo, em locais tão distantes quanto as Américas do Norte e do Sul, a Europa e a África.

Lagarto Diferente

O Allosaurus vagou pelo oeste da América do Norte, leste da África e sudoeste da Europa durante o final Jurássico. Adultos pequenos pesavam tanto quanto um cavalo, enquanto os grandes tornavam-se tão pesados quanto a um elefante. Indivíduos de vários tamanhos talvez pertencessem a varias espécies. Alguns cientista já pensaram que fósseis de animais maiores eram provenientes de um outro gênero. O Allosaurus comia dinossauros herbívoros, tais como o bípede Camptosaurus e os quadrúpedes Stegosaurus e Apatosaurus. Ele, provavelmente, caçava por emboscada, escondendo-se entre as árvores até que um herbívoro lento aparecesse.

Lagarto Gigante do Sul

O giganotosaurus, do final do Cretáceo da argentina, foi um imenso carnívoro, talvez ainda maior e mais poderoso que o Tyrannosaurus. Imagina-se que tenha sido tão pesado quanto 125 pessoas e com até 13,7 metros de comprimento, com uma crista óssea no crânio, cabeça alta, braços curtos e pernas muito fortes. Esse caçador de grandes animais pode ter atacado um dos maiores saurópodes que já existiram, o Argentinosaurus, ou se alimentado da carne de seu cadáver. O Giganotosaurus resistiu por, aproximadamente, 90 milhões de anos, mas, como todos os alossaurídeos, aparentemente foi extinto antes do final do período Cretáceo. Em varias partes do mundo, eles foram substituídos por abelissaurídeos ou tiranossaurídeos. Talvez esses tenham sido caçadores mais eficientes do que os alossaurídeos.

0 comentários:

Postar um comentário