Cientistas identificam dinossauro carnívoro que viveu na América do Norte

Um feroz dinossauro carnívoro menor que um gato, desconhecido até agora, conviveu durante a era do Cretáceo com o gigante Tiranossauro Rex, de acordo com paleontólogos canadenses que acabam de identificar o menor animal que habitou a América do Norte nesse período.

Nick Longrich, da universidade de Calgary, e Philip Currie, da universidade de Alberta, descrevem a nova espécie, batizada como "Hesperonychus elizabethae", em um estudo publicado hoje na "Proceedings of the National Academy of Sciences".

"O 'Hesperonychus' é atualmente o menor dinossauro conhecido na América do Norte. Sua descoberta só enfatiza o pouco que sabemos e abre a possibilidade de que existam outros inclusive menores que esperam para ser descobertos", segundo Longrich.

A descoberta permite aos paleontólogos "redesenhar" o mapa do ecossistema na América do Norte em pleno auge da era dos dinossauros, há 75 milhões de anos.

O dinossauro pesava dois quilos, media 50 centímetros de altura e se parecia com uma versão em miniatura de seu parente bípede Velociraptor, segundo os cientistas.

Ele andava sobre duas patas e tinha garras como giletes e uma garra em forma de foice no segundo dedo. Era de constituição magra e sua cabeça também era pequena, mas possuía dentes muito afiados.

Os especialistas acreditam que ele caçava e comia tudo o que seu pequeno tamanho permitia, como insetos, mamíferos, anfíbios e mesmo filhotes de dinossauros.

Segundo os paleontólogos, o "Hesperonychus" possivelmente passava a maior parte do tempo buscando alimentos nas restingas e florestas que existiam na região no final do Cretáceo.

O dinossauro pertence à espécie dos Dromeossauros, que inclui o Velociraptor e o subgrupo dos Microraptors, que viveram na China há entre 120 e 125 milhões de anos.

0 comentários:

Postar um comentário