Cientistas canadenses encontram feroz 'dinossauro-galinha' com menos de 2 kg

Animal é o menor dos dinos já descobertos na América do Norte, diz estudo.Bicho tem parentesco com velociraptor, vilão de 'Parque dos Dinossauros'.

As garras nas patas são muito parecidas com as do célebre Velociraptor, o vilão da série "Parque dos Dinossauros", e até parecem capazes de fazer um belo estrago -- até que você se dá conta do tamanho diminuto do bicho. Pesando menos de 2 kg, o Hesperonychus elizabethae, que acaba de ser apresentado à comunidade científica, é o menor membro de seu grupo a ser descoberto na América do Norte, e elimina de vez o estereótipo de que os dinossauros não passavam de lagartões supercrescidos.

A espécie recém-descoberta, cujos fragmentos ficaram esquecidos desde 1982 em gavetas de museu, foi descrita pelos pesquisadores canadenses Nicholas R. Longrich e Philip J. Currie em artigo na edição desta semana da revista científica "PNAS". Como a fauna de dinos norte-americanos, e em especial os da região de Alberta, no Canadá, está representada principalmente por animais grandes, detectar a espécie pequenina foi uma surpresa considerável, escrevem os pesquisadores.

O bichinho, com metade do tamanho de um gato doméstico, era um pequeno predador que provavelmente caçava vertebrados ainda menores que ele -- tal como os mamíferos da região, que não ultrapassavam os 500 gramas. O interessante é que, apesar de ser canadense, o Hesperonychus elizabethae aparentemente tem parentesco próximo com outros dinos de pequeno porte que viveram na China bem antes dele (a nova espécie tem cerca de 75 milhões de anos, enquanto seus primos têm cerca de 120 milhões de anos).

Como mostra a reconstrução artística acima, o animal provavelmente tinha penas, porque vários de seus parentes próximos já foram identificados com esse tipo de cobertura sobre a pele. A linhagem do bicho está relativamente próxima da que deu origem às aves.


0 comentários:

Postar um comentário