Curiosidades do Tyrannosaurus

Em 1900, quando seus fósseis foram achados pela primeira vez, ele recebeu o nome de Dynamosaurus imperiosus pelo seu descobridor, o paleontólogo Barnum Brown. No entanto, como esse dino superava o tamanho de todos os terópodos até então conhecidos , acabou se tornando famoso no mundo inteiro. Por conta de toda popularidade e da possível agressividade do animal, em 1905, o responsável pelo museu onde se encontravam os restos do bicho decidiu mudar seu nome para Tyrannosaurus Rex, que significa "Rei dos lagartos Tiranos". Com um nome muito mais apropriado ao seu perfil, o T-rex conquistou ainda mais fama, mexendo com a imaginação de crianças e adultos de todas as idades.

Mordida Fatal

Embora o Tiranossauro não seja mais o maior dinossauro que existiu, nenhum outro foi capaz de superar a potência de sua mordida. Com apenas uma bocada, ele conseguiu aniquilar sua vítima, rasgando sua carne e estraçalhando seus ossos. Sua boca era grande o suficiente para devorar um ser humano adulto de uma só vez ou mastigar 1/2 toneladas de alimentos. O maior crânio desta espécie encontrado até hoje mede 1,5m de comprimento. Seu dentes eram tão grossos quanto longos, podendo atingir entre 20cm e 30cm de comprimento!

Quem é maior?

Por várias décadas, o Tiranosauro foi considerado o maior predador de sua espécie, o que fez dele o dinossauro mais conhecido do planeta. Mas as descoberta do Espinossauro, com 6m de altura e 17m de comprimento, e do Giganotossauro, com 7m de altura e 14m de comprimento, tiraram dele esse título. Mesmo assim, o T-rex não perdeu a pose e ainda é considerado um dos mais terríveis dinossauros de todos os tempos. Afinal, quem é rei nunca perde a majestade!


1 comentários:

  1. Gostei do seu blog, mas o tamanho do Espinossauro e do Giganotossauro descritos por você estão errados. o Espino tinha 5,5m na altura de sua vela dorsal, 4m na altura da cabeça e 15m de comprimento, pois ele é quadrúpede. O Giga tinha 5m de altura e 14m de comprimento, sendo mais baixo meio metro mas também mais comprido pouco mais de meio metro. O T-Rex continua sendo o mais alto de todos os dinos carnívoros com seus 5,5m de altura.

    ResponderExcluir