Sabina parque do conhecimento

Um pavilhão de 14 mil m2 de área construída, composto por dois pavimentos de 180 metros de comprimento e 24 metros de largura, abriga, em Santo André, um dos maiores espaços do país dedicados à construção de conhecimento de jovens, crianças e adultos: a Sabina Escola Parque do Conhecimento. Neste espaço - cujo projeto arquitetônico foi idealizado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de 2006 - a proposta é oferecer ao visitante o contato direto com a ciência, a tecnologia e a arte, a começar pelo prédio, construído com duas vigas protendidas de 185 metros de comprimento, sem nenhuma junta de dilatação, sustentadas por quatro pilastras de concreto com vãos de 55 metros.

Dentro da Escola Parque do Conhecimento é mostrada desde a evolução do universo até o surgimento da vida na terra. A evolução do homem, suas descobertas e sua arte. É possível encontrar, por exemplo, um aquário com capacidade para 150 mil litros com grandes peixes e invertebrados marinhos, mais de 60 experimentos nas várias áreas da física, como magnetismo, óptica, eletricidade, mecânica, uma réplica em tamanho natural de um tiranossauro rex e um imenso mapa da cidade, onde a criança poderá localizar onde mora.

A estrutura terá ainda biblioteca multimídia, auditório e lanchonete. Um setor será dedicado a exposições temporárias que permite o entrelaçamento entre arte e ciência. Cerca de um terço da área será dedicada ao conhecimento artístico. O artista plástico andreense Luis Sacilotto - referência do concretismo - foi escolhido para a primeira exposição. Na área externa há, ainda, instrumentos musicais e espaços de mobilidade segura e acessibilidade, pista de corrida e bicicleta. Futuramente o visitante vai encontrar uma estação didática de água e esgoto e uma mini cidade para educação no trânsito.

Local: Travessa Juquiá, s/nº - altura do nº. 135 da rua Juquiá – Vila Eldizia Santo André – SP -

Cep: 09181-730

Tel./Fax.: 4422-2001

Site: www.santoandre.sp.gov.br/sabinasabina@santoandre.sp.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário