Peixes avançados com nadadeiras rasadas

Lepidotes um peixe de 1,7 m de comprimento

Lepidotes um peixe de mais de 1,7 m de comprimento Tipos diferentes de peixes com nadadeiras raiadas, chamados neopterígios ( "nadadeiras novas" ), começaram a aparecer no Mesozóico - a Era dos Dinossauros. Eles tinham maxilas mais curtas que os peixes anteriores, mas sua boca podia se abrir mais e as placas dentais formavam uma aparato para capturar alimento. Mudanças no desenho das nadadeiras e da cauda, que ficaram mais simétricas, tonaram os neopterígios mais ágeis e rápidos na água. Contudo, as maiores mudanças desse período ocorreram no grupo dos neopterígios chamados teleósteos ( "completamente ósseos" ). Eles desenvolveram espinhos defensivos nas nadadeiras, corpos altos e curtos, além de caudas muito poderosas para impulsioná-los. Bexigas natatórias - sacos preenchidos com ar - ajudavam a controlar a flutuabilidade e eles podiam protrair a boca para capturar ou sugar a comida. Teleósteos com espinhos tinham ainda escamas ais leves e delgadas que as dos primeiros peixes com nadadeiras raiadas. Existem mais de 20 mil teleósteus vivos, demonstrando o sucesso do seu projeto.

Escamoso

Leídotes ( "coberto com escamas" ) foi um peixe ósseo tão grande quanto um ser humano. Bem diferentes dos primeiros peixes com nadadeiras raiadas, esses animais eram muito maiores, contavam com uma bexiga natatória para controlar a flutuabilidade, maxilas curtas e maior abertura da boca. Como os primeiros peixes com nadadeiras raiadas, tinham o corpo revestido por escamas com espessas camadas de esmalte, dispostas em fileiras. Lepidotes cruzava o fundo dos lagos e lagunas e das águas rasas costeiras, esmagando conchas com seus dentes fortes. Apesar de seu tamanho e das escamas protetoras, algumas vezes era abocanhado e engolido por dinossauros comedores de peixe: os espinossauros.

Teleósteo primitivo

Não maior que uma mão humana, Leptolepides foi um peixe ósseo primitivo que viveu 150 milhões de anos atrás. Ele nadou em praias de lagunas tropicais onde agora está a Alemanha. Como a carpa e outros teleósteus, ele era capaz de protrair sua boca para apanhar alimento - plâncton - na superfície da água. Suas escamas ósseas eram fortes, mas delgadas, flexíveis e leves, o que fez dele um nadador ágil. Suas nadadeiras raiadas mostraram outros sinais de mudanças progressivas.

0 comentários:

Postar um comentário