Os primeiros Tetrápodes


Acanthostega que atingia 1 metro de comprimento

Os tetrápodes são um grupo que inclui todos os vertebrados com quatro membros e dígitos distintos, ou animais cujo ancestrais corroboram esse padrão característico. Antes, especialistas pensavam que os membros evoluíram, permitindo então que os primeiros tetrápodes andassem fora da água , mas novos achados puseram essa idéia em dúvida. Os primeiros tetrápodes, tal como o Acanthostega, do Devoniano, evoluíram a partir de peixes com nadadeiras lobadas, mas permaneceram na água. Seus membros eram semelhantes a remos, brânquias e nadadeiras caudais. No entanto, eles também possuíam muitas as características herdadas por tipos posteriores, incluindo dígitos distintos ( sempre mais do que os cinco habituais ), membros com punho e juntas no cotovelo e vértebras com grampos interconectados. Como os primeiros tetrápodes foram predadores provavelmente aquáticos, é possível que todas essas características tenham evoluído na água.


Origem dos tetrápodes

Dentre os primeiros tetrápodes estavam o Elginerpeton ( acima ), o Metaxygnathus e Ventastega. Esses animais estão nesse grupo devido às características distintivas do crânio, embora os cientistas não saibam se eles tinham membros e dígitos. Essa reconstrução do Elginerpeton supõe que ele era similar ao Acanthostega. Fósseis dos primeiros tetrápodes, entre qual se incluem o Metaxygnathus da Austrália, são encontrados em rochas do final do Devoniano, com aproximadamente 365 milhões de anos. Pegadas encontradas na Austrália mostram que animais de quatro patas já andavam em terra nesse período.

Acanthostega

Tetrápodes como o Ichthyostega e o Acanthostega tinham muitas características dos peixes, incluindo uma nadadeira caudal, ossos branquiais e membros posteriores semelhantes a remos. É possível que eles tenham sido predadores aquáticos. é intrigante que estes animais tivessem múltiplos dígitos - Acanthostega tinha oito dígitos e Ichthyostega, sete dígitos. Essas características sugerem que a evolução dos membros ocorreu primeiramente na água, e não na terra. Acanthostega e espécies aparentadas poderiam aventurar-se ocasionalmente por terra ( Ichthyostega tinha costelas largas que poderiam suportá-lo fira dá água, mas seus membros eram pouco adaptados para andar ).

Mudando As Interpretações

Reconstruções antigas mostram Ichthyostega ( acima ) sobre os quatro membros. O argumento utilizado era que os membros e dígitos tinham após os peixes caminharem em terra - talvez em busca de presas ou de novas lagoas. Contudo, nós sabemos que os quatro membros dígitos, provavelmente, evoluíram para auxiliá-los a se locomover entre as plantas aquáticas. A postura quadrúpede desses animais é improvável porque os membros posteriores eram muito semelhantes a nadadeiras.

3 comentários:

  1. muito legal essa página. Me ajudou muito no trabalho de biologia!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das imagens, são bem interessantes!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Legal seu blog, parabéns!
    Não deixe de ver o meu também: www.euquerobiologia.blogspot.com

    Vamos fazer parceria? Crie um banner 120x60 com código HTML para eu colocar no meu blog como parceiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir