Os primeiros terópodes

Herrerasaurus um dino que atingia até 5 m de comprimento

Fósseis da Argentina e do Brasil mostram que alguns dos dinossauros mais antigos eram caçadores saurísquios ( "cintura pélvica de lagarto" ), bípede com garras e dentes afíados cujo o primeiro a aparecer foi o Eoraptor. Tr~es desses dinossauros viveram na América do Sul há, aproximadamente, 228 milhões de anos. Seus ossos revelam uma mistura de características primitivas e avançadas, mas os três compartilham características com os terópodes, grupo ao qual todos os outros dinossauros carnívoros pertecem. Esses dinossauros parecem ter sido criaturas pequenas e um tanto incomuns. Contudo, achados recentes no Brasil e em Madagáscar sugeriram ainda saurísquios mais primitivos - prossaurópodes herbívoros. Um outro herbívoro muito primitivo foi Pisanosaurus, um dinossauro ornitísquio ( "cintura pélvica de ave" ) da Argentina.

Lagarto de Herrera

O herrerasaurus foi um terópode com grandes maxilas que podia ficar maior do que um carro popular e tão pesado quanto um pônei. Ele vieu há, aproximadamente 228 milhões de anos, onde hoje se encontra a Cordilheira dos Andes. O herrerasaurus foi um dos maiores caçadores de seu tempo, menor apenas do que parentes terrestres dos crocodilanos, tais como o Saurosuchus. Suas prováveis presas incluíam o rincossauro Scaphonyx e o pequeno ornístio Pisanosaurus. Correndo sobre suas longas patas poteriores, ele provavelmente conseguia pegar presas quadrúpedes mais lentas com facilidade.

Lagarto do Cruzeiro do Sul

O Staurikosaurus ( acima ) foi um pequeno terópode primitivo do Brasil e seu nome deve-se à constelação do Cruzeiro do Sul. O caçador bípede de constituição delicada tinha, aproximadamente, 2 m de comprimento, mas pesava tanto quanto uma criança de 9 anos de idade, com cerca de 30 quilos. Nem todo o seu esqueleto é conhecido, porém, como seu parente maior, herrerasaurus, o Staurikosaurus tinha um pescoço delgado e curvado e pernas longas e finas. Provavelmente, ele também tinha mãos com quatro dedos e talvez pés com cinco dedos - embora, possivelmente, só três dedos em cada pé fossem longos o suficiente para sustentar seu peso.

0 comentários:

Postar um comentário