Devoniano


No período Devoniano as plantas apresentam uma evolução incrível, dando origem as primeiras plantas pequenas. Ocorre o desenvolvimento de esporos que deram origem às gametófitas e o processo de fertilização, possibilitando assim o surgimento de plantas com sementes e árvores, que possibilitam a formação de florestas. Surgem peixes encouraçados, os placodermos, os quais aterrorizam os oceanos até o surgimento dos tubarões os quais dominaram os oceanos e estão por ai até hoje, surgem também os primeiros peixes ósseos. Ocorre um enorme desenvolvimento dos insetos que continuam a colonizar os ambientes terrestres, atingindo uma gama enorme de espécies e tamanhos nunca antes atingidos por criaturas terrestres.

Corais 

Corais necessitam, para seu desenvolvimento, de águas agitadas, oxigenadas, rasas, quentes, com grande quantidades de carbonato de cálcio dissolvido. O gênero Calceola possuía uma estrutura quase única, inexistente em outros corais, um opérculo. Este opérculo talvez fechava-se quando a maré baixava, abrindo-se quando ela subia.

Coquina de Braquiópodos 

Coquina é uma rocha constituída pelo acúmulo dos restos de invertebrados, geralmente conchas e/ou fragmentos de animais calcários. Estas amostras constituem coquinas de braquiópodos. Ou seja, concentrações de conchas destes organismos, que são providos de duas valvas calcárias, por isto assemelham-se superficialmente aos moluscos biválvios. Existem desde aproximadamente 570 milhões de anos, mas deixaram de ser abundantes há cerca de 250 milhões de anos.

Peixes 

A maioria dos ostracodermos e placodermos primitivos se encontram, quase exclusivamente, no Devoniano. Sua relativamente curta história é, sem dúvida, devida ao aparecimento de peixes mais avançados, pois todos os grupos mais modernos surgiram ao término deste período.

Ostracodermos 

Os mais antigos vertebrados conhecidos, os ostracodermos, não desenvolveram maxilares ósseos ou pares de nadadeiras, que a maioria dos peixes posteriores vieram a possuir. Seus restos foram encontrados pela primeira vez no Cambriano, mas tornaram-se mais comuns apenas entre Siluriano e Devoniano. Alguns viviam nos oceanos, outros em águas continentais. A maioria deles possuía pesados invólucros ósseos em torno da cabeça e da parte frontal do tronco, além de espessas escamas ósseas no resto do corpo.

Placodermos 

Vários grupos de placodermos foram contemporâneos dos ostracodermos. Eram peixes dotados de maxilas e eventualmente nadadeiras pares. Dois grupos de placodermos, antiarcos e artrodiros, possuíam pesada armadura sobre cabeça e parte frontal do tronco. Os antiarcos, como Bothriolepis, eram um tanto achatados e provavelmente viviam no fundo dos corpos de águas continentais.

2 comentários:

  1. oque e isso?nao tem mais dinossauro rei?que se dane nao vou mais entrar ate que volte.

    ResponderExcluir
  2. Oi, quero te avisar que o conteudo do meu blog não está voltado para o dinossauro rei, e sim pela vida pré histórica e dinossauros que existiram.

    ResponderExcluir