Cambriano

O Cambriano marca um ponto importante no historia da vida na Terra, é o período de tempo em que a maioria dos grupos principais de animais apareceram no registro do fóssil. Este evento é chamado as vezes de " a explosão cambriana ", por causa do tempo relativamente curto sobre em que esta diversidade de espécies aparece. Hoje sabe-se que os fósseis mais antigos são do vendiano.

Muito pode acontecer em 40 milhões de anos,que é o comprimento aproximado do período cambriano. Os animais mostraram uma diversificação dramática durante este período da historia da terra. Isto foi chamado" a explosão cambriana ".O maior registro de grupos animais ocorreu durante os estágios Tomotiano e de Atdabaniano do cambrian superior, um período de tempo que pode ter sido tão curto quanto cinco milhões de anos! Os animais encontrados em todo o mundo são os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos, onychophorídeos, esponjas, e priapulideos.

A idade de Tomotiana, começou aproximadamente 530 milhão anos, é uma subdivisão do cambriano superior.

Nomeado por exposições da rocha na Sibéria, o Tomotiano viu a primeira radiação principal dos animais,incluindo a primeira aparência de um grande taxa de animais mineralizados tais como braquiopodes, trilobites, archaeocyatideos, equinodermos.

Os climas do mundo eram suaves; não havia nenhuma glaciação. A maior parte America do Norte se colocava nas latitudes tropicais e temperadas do sul, que suportaram o crescimento de recifes extensivos do archaeocyathideos de água-rasa no cambrian mais inferior.


0 comentários:

Postar um comentário