Triceratops

Do tamanho de um elefante e com jeito de rinoceronte, o tricerátops se caracterizava pelo corno relativamente curto sobre o nariz e os cornos enormes no lugar das sobrancelhas. Estes dinossauros possuíam também uma espécie de escudo ósseo no pescoço. O triceratops viveu por volta de 66 milhões de anos atrás, no período Cretáceo.

Foi um dos mais temidos herbívoros que existiu, por causa do seu tamanho. Ele media cerca de 9m de comprimento e 3m de largura. Seu corpo era forte e encouraçado, chegando a pesar até 6 toneladas. O tricerátops era um animal herbívoro, ou seja, se alimentava de plantas.

Apesar do tamanho, que assustava, o Tricerátops era bastante calmo e pacato. Só reagia se fosse atacado, mas se isso acontecesse ele se tornava muito perigoso. Usava seus chifres para atacar e seu escudo como defesa. Mesmo os grandes dinossauros temiam os imensos chifres deste gigante. O termo triceratops significa "rosto com três chifres".

Esse animal vivia rebanhos nos EUA e Canadá. Os pais cercava os filhotes para protege-los dos predadores. Os machos lutavam entre si para atrair fêmeas e escolher o líder do grupo. Apesar do tamanho e dos afiados chifres, não costumavam se ferir nestas batalhas. O triceratops como os outros membros da família Ceratopsianos, podia atingir a marca de até 35km/h.

Eles possuíam a cabeça grande e extremamente forte, tinham bochechas musculosas e muitos dentes afiados. De alimentação herbívora, tinham um bico córneo curvado que utilizavam provavelmente para arrancar as plantas mais duras. O tricerátops foi um dos últimos dinossauros a serem extintos.

0 comentários:

Postar um comentário