Elasmossauro

O elasmossauro poderia ser considerado o "terrível monstro das águas", com seu enorme pescoço de 8m de comprimento, parecendo uma serpente gigantesca. Pesava o equivalente a um elefante e sua cabeça era muito pequena, medindo cerca de 60cm. O elasmossauro viveu por volta de 208 a 144 milhões de anos atrás, no período jurássico.

O corpo dele era bastante pesado, por esse motivo um estudioso o descreveu como "cobra que enfiaram no corpo de uma tartaruga". A cauda deste réptil marinho media mais ou menos 2,40m de comprimento. O elasmossauro era carnívoro, ou seja, se alimentava de carne de outros animais.

Acredita-se que ele não era um bom nadador, pois vivia em águas rasas e se alimentava de peixe e alguns tipos de moluscos. Se eles procurassem águas mais profundas, teriam sérios problemas com os tubarões, que já existiam naquela época. O megalodon, que viveu entre 20 e 3 milhões de anos atrás e foi um dos maiores que já existiu, podendo chagar a 15m.

Entre os répteis marinhos, o elasmossauro se encontrava entre os maiores, pois media cerca de 13m de comprimento e pesava mais ou menos 5 toneladas. Devido ao seu tamanho e ao comprimento de seu pescoço, algumas pessoas acreditam que o famoso monstro do Lago Ness, possa ser um sobrevivente desta espécie de dinossauro marinho. O elasmossauro precisava tirar a cabeça de água para respirar, pois era um réptil e não um peixe.

Há cerca de 60 anos atrás, este monstro, que foi apelidado de Nessie, foi visto pela primeira vez nadando nas águas escuras no Lago Ness. Ele tinha um longo pescoço e a cabeça muito pequena. Existe até uma recompensa milionária para quem fornecer uma prova concreta da existência de Nessie. O elasmossauro comia peixes e moluscos, mas podia também caçar répteis voadores, quando estes se aproximavam da superfície para pescar.

5 comentários:

  1. se alguem tiver uma prova de existencia do elasmossauro, terá em troca uma recompenssa milionaria.

    ResponderExcluir
  2. È muito importante aprender sobre a pré-história ,que na verdade não é pré história de nada mas a história da vida ,da terra dos seres que viveram nela ,e em todos os sentidos nossa também, muito mais importante , imcomparavelmente do qualquer guerra, revolução ,a verdadeira história do mundo.

    ResponderExcluir
  3. acho este animal incrivel e tambem muito assustador estou a fazer um trabalho sobre ele e achei muita coisa interessante acho que e bom conhecermos as varias especies que viveram e habitaram no passado
    deixo aqui mais sugestoes de fosseis para verem amonite e megazostrodon

    ResponderExcluir
  4. se alguem souber alguma curiosidade ou informaçao sobre o elasmossauro diga por favor
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boneco Elasmossauro de papel, para imprimir e montar em casa. http://www.cubinhokids.com.br/elasmossauro

    ResponderExcluir