Compsognato

Em meio à calmaria de floresta, pequenas criaturas se movem correndo e saltando em grande algazarra. De repente, na beira de um córrego avista-se um bando de minúsculos dinossauros, que mais parecem um monte de galinhas. São os compsogatos, uns dos menores dinossauros encontrados até hoje. O termo compsognato significa "Queixo bonito".

Eles habitaram o planeta há cerca de 144 milhões de anos, no período Jurássico. Eram muito pequenos, mais ou menos 74cm de comprimento e sua alimentação era carnívora. Entes do compsognato, existiu um dinossauro muito similar a ele chamado Procompsognato.

O compsognato tinha as mãos pequenas com apenas dois dedos munidos de garras. Suas pernas eram longas e finas, o que o ajudava a se locomover com grade agilidade e rapidez. Seus pés possuíam apenas três dedos. As libélulas já existiam na Terra há cerca de 350 milhões de anos.

Foram encontrados pelos cientistas, na barriga de um Compsgnato, alguns ossos de lagarto, revelando que estes lhe serviam de alimento, bem como inseto e outros animais pequenos. Os primeiros fósseis do Compsognato foram encontrados na Alemanha, em 1850.

Mas não tenham ilusão sobre este dinossauro, embora pequeno e muito bonitinho ele era um carnívoro esfomeado, que perseguia suas presas com astúcia e agilidade. Andavam sempre em grupos, piando atrás de suas presas. Até hoje os cientistas descobriram mais de 300 espécies de dinossauros.

0 comentários:

Postar um comentário