Troodon


Curiosidades sobre o dino

O Troodon formosus era o dinossauro com o maior cérebro, o que para muitos indica uma inteligência aguçada e uma incrível capacidade de aprendizado. Alguns especialistas acreditam que sua inteligência poderia ser comparada à de um cão atual!

Esse pequeno predador evoluiu para caçar pequenos mamíferos noturnos do final do Cretáceo. Assim ele vinha equipado com uma ótima aparelhagem de visão noturna. Podia ver na maior escuridão. Além disso, seus olhos voltados para frente lhe conferiam uma visão binocular, que é excelente para o caçador poder localizar e calcular a distância da presa. Talvez ele também pudesse ver em cores.

Explicação do dino

O Troodonte, dinossauro terópode, cujo nome significa "dentes afiados", tinha até 2,5 metros de comprimento e era ágil e veloz. Tinha um cérebro relativamente grande e usava a sua inteligência para caçar na floresta mesozóica, estes pequenos predadores não viviam em grupos, preferindo caçar presas menores de maneira solitária. Seus grandes olhos sugerem excelente visão, sendo bem adaptados para enxergar à noite.

Um achado mostra que as mães Troodontes provavelmente chocavam seus ovos e cuidavam de seus filhotes até estes poderem se adaptar ao habitat. A característica mais marcante do Troodonte é que ele possuía o polegar oposto aos outros dedos, como um ser humano.

Dados do Dinossauro:

Nome científico: Troodon formosus
Época: Cretáceo, de 74 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: EUA, Canadá, México
Peso: até 50 kg
Tamanho: de 2 a 2,5 m de comprimento e 80 cm de altura
Alimentação: Carnívora

1 comentários: