Cinognato

De repente o silencio da mata é quebrado pelo som de galhos se mexendo! Eis que aparece ele... O terrível Cinognato, também conhecido por Comprognato. Esta criatura peluda e atarracada, medindo uns 2m de comprimento, era um grande predador de sua época e provocava arrepios...Os dinossauros viveram na Era mesozóica que era dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

O comprognato era um elo entre os mamíferos e os répteis, e muitas pessoas acreditam que ele deu origem aos dinossauros. Pesava mais ou menos 125kg, com o corpo coberto de pêlos, o que permitia que sobrevivesse ao clima extremamente frio daquela época. Os primeiros dinossauros sugiram no período Triássico, mais ou menos há 250 milhões de anos atrás.

Ele viveu há 30 milhões de anos antes dos dinossauros, no período Triássico, há 250 milhões de anos atrás. Ele podia caminhar tranquilamente pela floresta, à procura de suas presas, pois era peludo e a temperatura de seu corpo não variava de acordo com o ambiente, como acontece com os atuais répteis. Os cinognatos viviam na África do Sul e eram interessantes membros da família dos répteis-mamíferos.

Carnívoro e violento, atacava suas presas de emboscada. Antes que elas pudessem se protege, zumm... lá estava ele, mostrando seus enormes caninos alongados como os dos cães. Ele tinha cauda larga e forte e seu esqueleto era bastante leve. Lembrava levemente um cachorro grande e forte. Os cinognatos tinham um crânio de aproximadamente 30cm.

Com o passar do tempo o clima foi esquentando, tornando-se mais agradável a cada ano. Os cinognatos foram dando lugar aos primeiros dinossauros, ate desaparecerem completamente. Pode-se afirmar que eles são os parentes mais antigos dos dinossauros. Cinognato significa "queixo de cão". Ele recebeu esse nome por parecer-se com um cachorro.

2 comentários: