Charonosaurus jiayinensis

Esse dinossauro quando macho tinha a crista que atingia cerca de 2,7 metros de comprimento, ou seja, a maior crista dos dinossauros!!!

O caronossauro é um hadrossauro lambeosaurino recentemente descoberto. Somente parte do seu crânio, com a crista decepada, foi encontrada. É o segundo maior hadrossauro asiático, seguido pelo shantungossauro. Assemelha-se ao parasaurolofo, porém é maior e sua crista é mais comprida. Outra diferença está na disposição das vértebras lombares, diferentes de seu parente próximo. A crista era usada como amplificadora dos sons que emitia, e deveria dar suporte à uma prega de pele que se estendia da ponta da crista até a base da nuca.

O bico, como da maioria dos hadrossauros, era chato e desdentado, usado para recolher a vegetação aquática. As narinas ficavam pouco acima deste último, e eram dotadas dum olfato apurado. As pernas dianteiras eram mais curtas que as traseiras, mais fortes e robustas, bastante musculosas. Podia caminhar sobre duas (ficava inclinado) ou as quatro patas. A cauda era comprida e musculosa, usada como contrapeso enquanto corria.

Dados do dinossauro

NOME: Chanorosaurus Jiayinensis;
Tamanho: 13 metros de comprimento;
Peso: Cerca de 6 toneladas;
Local onde viveu: China;
Período: Cretáceo.

0 comentários:

Postar um comentário