Sete sites para dino curiosos

The Lourinhanosaurus Web Page
by Octávio MATEUS

http://homepage.altavista.com/lourinhanosaurus/home.html

"Site" do investigador Octávio Mateus do Museu da Lourinhã . Esta página é apresentada como a "web page" do Lourinhanosaurus antunesi, um dinossauro encontrado em 1982 perto da Lourinhã e cuja investigação deu origem à publicação de um artigo científico em 1998 por este paleontólogo ao qual se pode ter acesso nesta página . Este "site" apresenta fotografias de ovos e embriões desta mesma espécie de dinossauro bem como uma impressionante reconstituição fictícia elaborada por Michel Fontaine . A mais valia deste "site" está na sua página de hiperligações que permite a um curioso desta área iniciar uma investigação .

Dino Data

http://www.dinodata.net/

Consulte uma das maiores base de dados de dinossauros da Net ! Encontra uma longa lista de nomes científicos de dinossauros com informações várias sobre cada uma das espécies ( investigador responsável pela descoberta, local e data da descoberta, tempo em que terá vivido, família biológica, características físicas, etc ). Pode também aceder a uma galeria de imagens de dinossauros embora estejam protegidas por direitos de autor. Este "site" tem a particularidade de apresentar uma página sobre dinossauros para crianças . Pode ainda ficar a par das últimas notícias no campo da paleontologia . A sua página de linques permite também desenvolver pesquisa nesta área .

Dinosaur Illustrations

http://web.syr.edu/~dbgoldma/pictures.html

Consulte uma enorme galeria de imagens de dinossauros e de paisagens jurássicas ! É um dos "sites" que melhores condições oferece para visualizar uma qualquer espécie de dinossauro pretendida dado a vasta lista que oferece . É no entanto necessário ter em atenção que as imagens estão protegidas por direitos de autor . Os dinomaníacos têm a possibilidade de criar e enviar um dinopostal elecrónico . Este "site" dá também acesso a uma vasta gama de produtos de "merchandising" da área que vão desde revistas de paleontologia, passando por música pré-histórica, livros sobre dinossauros, vídeos com entrevistas com especialistas, posters, jogos electrónicos, etc.

The DINOSAUR Interplanetary Gazette

http://www.dinosaur.org/news.html

A CNN dos Dinossauros ! Fique a par das últimas notícias na área da paleontologia ! Este "site" tem a interessante particularidade de conter linques que permitem obter mais informação sobre cada uma das notícias apresentadas . Há também a possibilidade de aceder a um arquivo de notícias que o coloca a par de tudo o que aconteceu nos últimos 4 anos no que respeita a dinossauros . A pesquisa pode ainda ser desenvolvida através da compra de livros recomendados para o efeito mediante uma ligação ao "site" da "Amazon" . O "dinomerchandising" está também presente neste "site" .

UOMP
Dinosaurs in Cyberspace: Dinolinks

http://www.ucmp.berkeley.edu/diapsids/dinolinks.html#dinosite

Provavelmente o melhor apontador de "sites" sobre dinossauros da Net ! Este "site" do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia permite organizar uma pesquisa em 7 grandes grupos de "sites" : "sites" com informação específica sobre dinossauros ; "sites" sobre dinossauros e outros aspectos da paleontologia ; "sites" de museus onde existem exposições de dinossauros ; "site" relativos a organizações e intituições da área da paleontologia ; "sites" que exploram a vertente artística e de entertenimento relativa aos dinossauros ; "sites" que relacionam os dinossauros e o cinema ; e "sites" mais periféricos relacionados com a paleontologia .

Dino Russ's Lair

http://www.isgs.uiuc.edu/dinos/dinos_home.html

"Site" do investigador Russel Jacobsen ! Este "site" oferece um variadíssimo leque de informações sobre o tema : linques para exposições de dinossauros e ovos de dinossauros ; cursos on-line sobre dinossauros para adultos e crianças ; informação geral e específica sobre dinossauros ; informação sobre visitas a sítios onde existem pegadas de dinossauros ; linques para "sites" onde se pode aceder a imagens e animações de dinossauros ; acesso a bibliografia e livros sobre o tema ; linques para "sites" de organizações e instituições ligadas à paleontologia ; "software" e jogos electrónicos sobre dinossauros .

The Dinosauria:
Truth is Stranger than Fiction

http://www.ucmp.berkeley.edu/diapsids/dinosaur.html

"Site" que foca a questão dos dinossauros de uma forma mais didáctica . Apresenta um breve resumo da História da Paleontologia . A partir dos vestígios encontrados até ao momento explica as hipóteses relativas às formas de vida dos dinossauros . Apresenta também uma explicação sobre a classificação biológica dos mesmos . Este "site" desenvolve ainda uma série de polémicas científicas que se desenrolam neste momento : Como desapareceram os dinossauros ? Será que os actuais pássaros descendem dos dinossauros ? Os dinossauros eram animais de sangue quente ? Que veracidade existe nos filmes sobre dinossauros ?

0 comentários:

Postar um comentário