Dinossauros Brasileiros e Curiosidades.

Os dinossauros surgiram há cerca de 245 milhões de anos e foram extintos abruptamente há 65 milhões de anos. O motivo da extinção é questionado há muito tempo, cada paleontólogo ou cientista tem sua opinião sobre isso . A teoria mais famosa e aceita é a de que um asteróide haveria se chocado contra a Terra, criando uma nuvem de poeira que impediu a entrada de luz solar, tornando a Terra muito fria e exterminando toda e qualquer espécie de dino. Mas, mesmo assim, continuaram se levantando muitas outras teorias .

O cientista soviético Serguei Neruchev acha que a radioatividade causada pelo aumento de urânio na crosta terrestre acabou com os dinossauros. Um grupo de cientistas brasileiros também questionou, dizendo que ocorreram enormes erupções vulcânicas, formando enormes nuvens de poeira e causando o mesmo efeito do asteróide .

Mas, enquanto não se fizerem estudos adicionais a partir dessas linhas de pensamento conflitantes, a única coisa certa é que, com efeito, houve épocas em que alguma coisa varreu a Terra e talvez mais da metade de suas formas de vida. A seguir, alguns dos vinte dinossauros identificados no Brasil. Os maiores dinos do BrasilEspinossauro: era bípede, comia peixes e chegava a 15m de comprimento e 5 m de altura. Abelissauro: pertencia ao grupo dos terópodes – que inclui os maiores carnívoros que já caminharam sobre a Terra, como o tiranossauro, o driptossauro e o alossauro.

Tinha cerca de 11 m de comprimento por 5 m de altura e chegava a pesar até 8 t . Titanossauro: seus fósseis foram achados no Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Primo do apatossauro, um dos maiores dinos , era herbívoro e tinha também medidas de titã: 15 m de comprimento, 4 m de altura e peso de 15tOs menores dinos do BrasilDeinonicossauro: primo dos ferozes velocirraptores, usava suas garras afiadíssimas para retalhar as vítimas. Alcançava até 2 m de altura e 4 m de comprimento . Estruciomino: tinha até 1 m de altura e era um caçador veloz.

Quando a caça não rendia, contentava-se com os restos das refeições de predadores maiores . Era necrófago – comia carne podre . Outros dinos brasileirosEstegossauro: imenso réptil quadrúpede e herbívoro, que pesava 5 a 6 t e media 6 m de comprimento. Viveu no sertão do Paraíba . Terópodas Carnossauros: carnívoros predadores, parentes do Tiranossauro rex, mas pouco menores que ele. Viveram na ilha do Cajual, no Maranhão, há 80 milhões de anos. Mosassauro: réptil aquático de até 10 m , viveu nas praias de Pernambuco há 70 milhões de anos. O Pterossauro não era um dino, mas convivia com eles. Era um réptil voador e seus fósseis foram encontrados na Chapada do Araripe (CE) .

CuriosidadesOs dinos que viveram no Rio Grande do Sul Os dinossauros encontrados no Rio Grande do Sul estão entre os mais antigos do mundo. Viveram durante o período Triássico, há mais de 200 milhões de anos . Em 1936, foram encontrados, em Santa Maria, restos parciais de um Estaricossauro (Starikossauro pricei), considerado o mais antigo já encontrado . Em 1998, pesquisadores da PUC encontraram três fósseis de dinossauro que viveram há cerca de 220 milhões de anos. Os animais mediam 50 cm de altura e 1,50 m de comprimento.Em março do mesmo ano, foram encontradas ossadas de dinos em Candelária.

Tinham cerca de 1,50 m de altura e um pouco mais de 2 m de comprimento. Viveram cerca de 3 ou 4 milhões de anos antes dos dinos de Santa Maria. E em junho de 2000, paleontólogos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul descobriram, no interior do município de Agudo, um dinossauro bípede, herbívoro, que não media mais do que 1,50 m e que viveu entre 210 e 240 milhões de anos atrás.


0 comentários:

Postar um comentário