Alguns Tiranossaurídeos

Alectrossauro


O Alectrossauro cujo nome significa " Lagarto de Alectra " viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 89 milhões de anos atrás na China e na Mongólia, caçando outros dinossauros velozes como iguanodontídeos e hadrossaurídeos, Este dinossauro terópode pertencia a família dos tiranossaurídeos, não era tão grande porém sua velocidade compensava essa " desvantagem ".

Dados do Dinossauro:

Nome: Alectrossauro
Nome Científico: Alectrosaurus olseni
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1,5 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Taxonomia

Comprimento do corpo: até 12 m.
Altura: cerca de 6 m.
Peso: cerca de 10 t.

O longo corpo, inteiro, equivalia a três carros. Com a cabeça maior do que no comum entre os tiranossaurídeos, possuía dentes longos, afiados e serrilhados nas bordas (27 na mandíbula superior), usados para rasgar a carne de suas presas. Seu crânio era do tamanho de um leopardo.

A mandíbula era forte e dotada de músculos resistentes para agüentar o impacto exercido quando atacava um outro animal. Os braços eram diminutos, mas fortes, e não conseguiam alcançar a boca. Possuía dois dedos, característica típica dos tiranossaurídeos. As pernas traseiras, fortes e musculosas, tinham pés fortes que possuíam três dedos voltados para frente e um menor atrofiado voltado para trás, todos dotados de uma garra grande e curva. A cauda, usada como contra-peso ao andar, era também muito musculosa.

Ontogenia e Reprodução

A reprodução deveria ocorrer na primavera, época farta em alimento para os herbívoros, e conseqüentemente o dando mais chances de caça. De hábitos solitários, encontrar um parceiro deveria ser uma tarefa difícil. O tarbossauro, assim como outros tiranossaurídeos, deveriam atrair um parceiro o chamando com urros e outros barulhos, ou oferecendo uma presa. Provavelmente botava de dois a cinco ovos, e os colocava num ninho feito de vegetação seca. Assim, o protegeria de predadores, tais como pequenos mamíferos noturnos, pois é confirmado que esses pequenos caçadores se alimentavam de dinossauros jovens.

Características gerais

Comprimento do corpo: até 12 m.
Altura: cerca de 6 m.
Peso: cerca de 10 t.

O longo corpo, inteiro, equivalia a três carros. Com a cabeça maior do que no comum entre os tiranossaurídeos, possuía dentes longos, afiados e serrilhados nas bordas (27 na mandíbula superior), usados para rasgar a carne de suas presas. Seu crânio era do tamanho de um leopardo. A mandíbula era forte e dotada de músculos resistentes para agüentar o impacto exercido quando atacava um outro animal. Os braços eram diminutos, mas fortes, e não conseguiam alcançar a boca. Possuía dois dedos, característica típica dos tiranossaurídeos. As pernas traseiras, fortes e musculosas, tinham pés fortes que possuíam três dedos voltados para frente e um menor atrofiado voltado para trás, todos dotados de uma garra grande e curva. A cauda, usada como contra-peso ao andar, era também muito musculosa.

Ecologia e Comportamento

Provável caçador solitário de hadrossauros, há quem acredite que fosse um necrófago, tal como pensam ser o tiranossauro. Deveria abater os animais com mordidas ferozes na garganta. O alimento daria para cerca de duas semanas, dependendo do tamanho da presa. É provável que passasse por épocas difíceis, com falta de presas, tal como ocorre com alguns animais de hoje em dia, como os leões. Os seus hábitos de caça incluíam a tocaia, se escondia atrás da vegetação e esperava encontrar um animal fraco e doente ou mesmo um filhote.

Distribuição Histórica

O grupo dos tiranossaurídeos, um dos maiores entre os carnossauros, teve origem na China, com o gênero Dilong,d e porte médio, coberto com penas primitivas. Logo se espalhou pela Ásia, no final do Cretáceo, com gêneros como Tarbosaurus e Alectrosaurus, e pela América do Norte, incluindo Tyrannosaurus e Daspletosaurus. Por serem um grupo recente, não se diversificaram muito, e foram extintos no final do Cretáceo.


O Gorgossauro cujo nome significa "Lagarto de Gorgon" viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 70 milhões de anos atrás em Alberta, Montana e Novo México. Era um enorme dinossauro carnívoro terópode da família dos tiranossaurídeos, possuía uma boca enorme, pernas fortes e seus braços já se apresentavam atrofiados algo comum em sua família. O Gorgossauro era um predador solitário, porem em épocas de procriação poderiam viver em grupos familiares.

Dados do Dinossauro:

Nome: Gorgossauro
Nome Científico: Gorgosaurus libratus
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

0 comentários:

Postar um comentário