Tyrannosaurídae

Tyrannosauridae é uma família de dinossauros terópodes tetanúreos, característicos do Cretáceo superior. O grupo inclui os maiores predadores carnívoros que já existiram sobre a Terra, entre eles o famoso Tyrannosaurus rex.

Uma característica distintiva do grupo são os membros anteriores, minúsculos por relação ao resto do corpo e demasiado pequenos para desempenharem uma função activa. Os tiranossaurídeos mediam, conforme o tipo, entre 8 a 14 metros de comprimento e pesavam entre 2 a 7 toneladas. No entanto, a espécie Dilong paradoxs tinha apenas 1,6 metro de comprimento e tinha penas.

Outra característica marcante da família é o crânio relatimamente grande para seu tamanho. Mediam entre 15 centímetros e 1,5 metro e abrigavam fortíssimos músculos, gerando uma mordida muito potente. Suas órbitas oculares eram grandes, o que indica uma boa visão. Seu olfato é provavelmente o mais apurado dentre todos os seres vivos que já existiram.

Os tiranossaurídeos eram exclusivamente carnívoros e tinham dentes aguçados e peso suficiente para destruir a armadura corporal, por exemplo, de um anquilossauro.
A evolução dos tiranossaurídeos dá- se apenas nos últimos 15 milhões de anos do Cretáceo.

Seus ancestrais vieram da Ásia em meados do Cretáceo, chegando a América do Norte há 80 milhões de anos, local onde se desenvolveram. Caçavam hadrossauros e ceratopsídeos, animais abundantes nesse período. Geralmente persguiam suas presas sozinhos, pois estas eram menores do que eles.

0 comentários:

Postar um comentário