Oque é um fóssil

Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existiram há milhões de anos. Como se formam?

Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas. Com freqüência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas. As outras partes se decompõem. Mesmo quando não resta nenhuma parte do animal, seu corpo faz uma cavidade na rocha, deixando impressa sua forma exata. Às vezes o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal . Os fósseis levam milhões de anos para se formar.

Como um dinossauro vira fóssil

1 - Ao morrer o corpo do dinossauro pode cair ou ser levado para um rio

2 - O corpo jaz no fundo e a carne se decompõe progressivamente



3 - Aos poucos, o esqueleto vai sendo enterrado na lama, e os minerais da água penetram nos ossos e assim os conservam. Passados milhões de anos, a lama se estratifica e se transforma em rocha, e o esqueleto torna-se um fóssil.

4 - Milhões de anos atrás, o nível do mar era mais alto. O vento e a chuva lavaram a rocha, revelando o fóssil, prova da existência dos dinos.

Os detetives fósseis

Os cientistas que fazem o papel de detetives de fósseis são chamados "paleontólogos". Eles têm encontrado fósseis pelo mundo todo. Seu trabalho é difícil, por que os ossos fossilizados são encontrados espalhados em pedaços. Só muito raramente é que se encontra uma ossada totalmente preservada. Os paleontólogos costumam identificar os ossos e os reúnem em um quebra-cabeças. O resultado de seus trabalhos pode ser visto nos museus de história natural, onde os fósseis de dinossauros se encontram montados e podem ser vistos.

Excrementos

Ossos e dentes não são os únicos indícios que esses grandes gigantes do passado deixaram. Pegadas e impressão da pele escamosa feita na lama também foram encontradas.

Alguns dos fósseis mais notáveis já encontrados são os excrementos dos dinossauros


1 comentários:

  1. Você definiu que "Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas". Na verdade, fósseis são restos de organismos e vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados em sedimentos, rochas, gelo, âmbar, piche, solo e cavernas.

    ResponderExcluir