Descendente de dinossauros será pai aos 111 anos


WELLINGTON, Nova Zelândia - Um réptil indígena neozelandês, visto como um dos únicos sobreviventes vivos dos dinossauros, será pai pela primeira vez em décadas aos 111 anos, anunciaram as autoridades locais nesta quarta-feira.

Henry a Tuatara e sua companheira Mildred, de cerca de 80 anos, geraram 12 ovos em meados de julho depois de copular no começo deste ano no Museu Southland na Ilha Sul da Nova Zelândia, afirmou a curadora Lindsay Hazley.

Tuatara são os lagartos descendentes de uma espécie de réptil que caminhava pela Terra com os dinossauros há 225 milhões de anos, afirmam os zoólogos.

Henry vive no museu desde 1970 e não havia mostrado interesse no sexo oposto até que teve um tecido cancerígeno recentemente removido de sua genitália. Ele tem a companhia de três fêmeas e pode copular novamente em março do próximo ano, disse Hazley.

"Com esses animais as preliminares podem levar anos e é preciso muita paciência", ele disse.
Hazley disse que ainda que Henry nunca tenha copulado anteriormente em cativeiro, não se sabe se ele o faria em seu habitat natural. O macho da Tuatara atinge a maturidade sexual aos 20 anos.

Existem cerca de 50 mil Tuataras na Nova Zelândia.

0 comentários:

Postar um comentário