Brachiosaurus

O brachiosaurus foi um dos mais pesados e maiores dinossauros já existentes. A cabeça de um homem ficaria nos joelhos desse gigantesco animal.Ele tinha um corpo imenso, o pescoço muito comprido, a cabeça pequena e uma longa cauda. Era comprido como uma quadra de tênis, alto como um prédio de trêsandares e pesado como dez elefantes grandes.

Um coração muito forte bombeava o sangue que era levado pescoço acima, até o pequeno cérebro do brachiosaurus. Alguns cientistas acreditam que ele tivesse vários corações para bombear o sangue por um corpo tão volumoso. Os fortes músculos do pescoço, ao longo da coluna vertebral, serviam para manter erguida a cabeça. Ao contrário da maioria dos dinos, suas pernas dianteiras eram mais longas que as traseiras. O brachiosaurus podia atingir os topos das árvores que ficavam fora do alcance de outros herbívoros. Graças ao pescoço comprido, ele podia arrancar as folhas mais altas, como fazem as girafas.Possuía mandíbulas fortes, com dentes em formato de colheres de bordas afiadas, capazes de arrancar brotos e galhos tenros.

O pescoço do brachiosaurus media 10 m e consistia em 12 vértebras. As patas do brachiosaurus terminavam em dedos curtos e grossos. Sob os ossos dos pés havia uma espécie de enchimentoque amortecia o impacto do seu peso sobre as patas.Estas eram mantidas esticadas sob o corpo, o que ajudava a sustentar suas 30 ou mais toneladas.É por este motivo que os elefantes também mantêmas patas esticadas.

O brachiosaurus precisava comer imensas porções de alimento para que seu enorme corpo tivesse energia suficiente para crescer e movimentar-se. Um elefante come cerca de 150 Kg de alimento por dia. O brachiosaurus provavelmente comia dez vezes mais: 1500 Kg. Ele viajava em bandos e perambulavam por extensas áreas de terra em busca de árvores novas.

Devido ao peso do brachiosaurus, houve tempo em que os cientistas pensavam que ele vivesse em rios e lagos, onde a água sustentaria seu peso. Eles achavam que suas patas afundariam no chão se ele andasse em terra firme. Como suas narinas ficavam no alto do crânio, ele poderia manter a cabeça à tona para respirar. Na água, este dino ficaria a salvo dos ataques de carnívoros ferozes. Hoje em dia, porém, julga-se que o brachiosaurus vivia somente em terra. A pressão da água esmagaria suas costelas, comprimindo os pulmões. Sabe-se também que as suas pernas eram fortes o suficiente para sustentar o corpo em andanças pelas matas, ao longo de rios e perto de lagos.

Um esqueleto quase completo de brachiosaurus foi encontrado na Tanzânia, África, em 1907. Para desencravá-lo da rocha, foram usados somente talhadeiras e martelos. Os ossos foram levados até o porto mais próximo e de lá para a Alemanha. Nesse país o esqueleto foi montado e agora está exposto no Museu de História Natural de Berlim.

Breve explicação do Carnotauro

0 comentários:

Postar um comentário