Anquilossaurídeos

Os anquilossaurídeos (do latim científico Ankilosauridae) constituem um grupo de dinossauros ornitísquios caracterizados por possuírem armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e uma clava de fortes ossos fundidos na cauda, que era usada como arma de defesa contra predadores; a força inflingida por um golpe dessa clava chegava a 2 toneladas de força, suficiente para arrebentar o osso da perna de qualquer predador.

Muito fortes, dificilmente eram abatidos. Sua barriga era a única parte desprotegida de seu corpo. Se um predador quisesse vencer, deveria fazer o anquilossaurídeo expor seu ventre.

O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate, sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram "blindadas" por uma espécie de persiana óssea. Em combate, dois machos ameçariam um ao outro com suas caudas.

Os anquilossaurídeos descendem de uma outro família de dinossauros blindados, chamada nodossaurídae. Os nodossaurídeos viveram durante o período Jurássico; também tinham uma grossa couraça em suas costas, com mais e maiores espinhos. Não possuíam a clava na cauda, e eram menores do que os anquilosaurídeos.

0 comentários:

Postar um comentário